O dia 07 de junho foi marcado pela festa de Corpus Christi , várias comunidades, pastorais e grupos de jovens participaram da confecção dos tapetes. O Grupo JUBPAZ se fez presente, e também participou dessa atividade. Na Av. Catarina Cimine os membros do grupo se reuniram e começaram a montagem do tapete.
A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. Utilizando de diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto.Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.
Os jovens do grupo estavam animados e queriam se ocupar com algum trabalho a todo instante, para confecção do tapete foi utilizado palha de café, farinha de trigo, alguns cartazes, serragem e muita animação por parte dos jovens.
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
Logo terminado, o tapete do Grupo JUBPAZ tinha a imagem de uma pomba, uma cruz e um cálice, como a ilustração da nossa camisa.
O dia foi encerrado com a procissão 17:00 e a missa 18:00 hs no Santuário de Adoração Perpétua ( Santa Zita ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.Faça uma visita ao JUBPAZ!