sexta-feira, 10 de julho de 2015

OS 10 MANDAMENTOS, OS 7 SACRAMENTOS E OS 7 PECADOS CAPITAS

       Normalmente é falado muito na catequese, mas é bom ser relembrado pelos jovens e também pelos adultos.

        OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

       1° - Amar a Deus sobre todas as coisas;

       2º -  Não tomar seu Santo Nome em vão;

       3° - Guardar o sábado;

       4º - Honrar Pai e Mãe;

       5° - Não matar;

       6° - Não pecar contra a castidade;

       7º - Não roubar;

       8º - Não levantar falso testemunho;

       9º - Não desejar a mulher do próximo;

       10º - Não cobiçar as coisas alheias.


OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA 

       1° - Batismo;

       2° - Confirmação ou Crisma;

       3º - Eucaristia;

       4º - Penitência ou Reconciliação;

       5º - Unção dos Enfermos;

       6º - Ordem;

       7º - Matrimônio.

OS SETE PECADOS CAPITAIS

       1º - Gula;
       
       2º - Avareza; 

       3° - Luxúria;

       4º - Ira;

       5º - Inveja;

       6º - Preguiça;

       7° - Orgulho ou Vaidade.


quarta-feira, 8 de julho de 2015

O JOVEM E A IGREJA

Há de se começar com o casal. Casal que reza e vai junto à igreja e também leva os filhos a ela ajuda a fazermos um presente e um futuro mais feliz. A família unida em Cristo desde o princípio faz com que a criança, que logo será jovem, aprenda a importância de Deus e da igreja, tendo assim menor possibilidade de cair nas armadilhas do mundo. 
Os idosos e adultos são grandes influenciadores na vida dos jovens. São os mais velhos que podem incentivar as crianças, adolescentes e jovens a participarem das coisas da Igreja. Os mais velhos, além de participarem precisam também dar testemunhos com suas atitudes daquilo que se aprende dentro da Igreja.  Mas essa missão de influência não cabe somente a eles. Cabe também aos jovens mais velhos que podem chamar os jovens mais novos. É um convite de jovens para jovens. 
Diego Fernandes na música 'Gálatas 5,1' canta: "A Igreja é viva, a Igreja é Jovem". Nilton Júnior na música 'Eu Acredito na Juventude' canta: "Eu acredito na juventude, no brilho do seu amor e na força da sua missão". Talvez hoje uma grande missão que temos é resgatar o respeito uns pelos outros. O acolhimento na Igreja, um olhar de esperança, felicidade e alegria pode ajudar muito a vida dos jovens em nosso país. É hora de resgatá-los desse mundo e trazê-los para a Igreja. 
Qual a importância do jovem na Igreja? Num mundo tão perigoso como o de hoje, quedas podem acontecer a qualquer hora. A diferença é que se o jovem vive com outros jovens em oração, em grupos de jovens, em atividades na Igreja, esse quando cair terá que o ajude a levantar e superar. Esse terá um apoio verdadeiro e menor possibilidade de cair novamente no mesmo erro. Já o jovem que vive fora da Igreja, não terá em que se apoiar verdadeiramente... Ao levantar-se poderá cair novamente, pois pode não encontrar amigos de verdade que tenha uma força maior para ajudá-los. Com isso o jovem na Igreja se torna mais forte. Pode até tropeçar e cair, mas não ficará no chão pois terá mãos para levantá-lo e fazer com que siga em frente sem cair no mesmo erro. 
       Enfim, se você é jovem não importa o que você fez nem o que deixou de fazer... O que importa é o agora, e através desse texto fica aqui o convite para participarem de algum grupo de jovens aí na sua cidade. Caso você seja morador de Caratinga no bairro Limoeiro ou bairros vizinhos, venha visitar e participar com a gente aos sábados à noite do JUBPAZ. Mas se você mora em outra cidade procure uma Igreja e entre no grupo daí, pois certamente te fará muito bem.