segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

MISSA

Existem sites, livros, catequeses, padres, histórias que possam explicar passo a passo sobre a Missa, mas aqui falaremos dela de uma maneira um pouco diferente.
Quando devo ir à Missa? Por que ir? Como devo participar dela? Quando a Missa começa? Qual a parte mais importante? Por que não devo usar celular durante a Missa?
É dever de todo cristão sempre que possível e que houver Missa ir nela. Nos momentos de alegria vai para agradecer e compartilhar essa alegria. Nos momentos de tristezas vai para buscar consolo na Palavra de Deus, aproveitando para desabafar com Ele e fazer os pedidos que desejar. É legal também que se vá à Igreja participar da Missa em oração por alguma pessoa e em seguida levar à mesma a Palavra que Deus tiver dito durante a celebração.
É agradável ir porque na Missa você tem a oportunidade de estar com toda a comunidade louvando a Deus. Aproveita o momento para pedir perdão e sair de lá com a alma lavada. Escuta a Palavra de Deus e escuta também a Homilia (momento de explicação da Palavra, e que é muito proveitoso para aqueles que abrem bem os ouvidos e seu coração). Faz orações por seus irmãos. Toma a comunhão. E com esse conjunto todo estará fortalecendo o Espírito Santos de Deus.
Ir à Missa é uma coisa, participar é outra. Ir é estar presente de corpo; participar é estar de corpo e alma. A participação deve ser por inteiro. Cantando e louvando, rezando... É muito importante o silêncio durante a celebração. Existem pessoas que gostam em momentos de oração e pedidos (como exemplo, o Ato Penitencia e Comunhão) rezar em voz, nesse caso aconselha-se que fale bem baixinho. Porque sim, pode-se falar na celebração, porém somente com Deus. No mais é respeitoso que seja feito total silêncio. Falando somente aquilo que está ligado à Missa. Nos momentos de cânticos solte a voz e louve mesmo.
Humanamente falando a Missa se inicia quando o (a) comentarista diz as intenções e logo após há o cântico de entrada. Mas, espiritualmente falando ela se inicia quando decidimos que iremos à Igreja. A partir dessa decisão a Missa começa. E aí você já pode começar a falar com Deus sobre seu propósito de ir à celebração: em agradecimento de... em oração por... em busca de resposta sobre... Enfim, você faz uma conversa com Deus sobre o porquê de estar indo e com certeza terá uma resposta.
A parte mais importante... Cada pessoa pode ter seu ponto de vista. A verdade é que todas as partes são muito importante. O Ato Penitencial para se pedir perdão, o Glória para glorificar ao Senhor, as Orações para orarmos, as Leituras e o Evangelho para escutarmos o que Deus quer nos falar naquele dia, a Homilia para escutar a explicação do padre e assim fazer uma reflexão junto ao nosso entendimento, a Profissão de Fé para renovarmos a Fé, a Oração da Comunidade (Preces) para rezarmos por nossos irmãos, etc. todas as partes são importantes. Mas a mais importante é quando saímos da Missa e aí levaremos o aprendizado para fora e precisamos viver aquilo aqui no mundo.
Não se deve usar o celular, pois Missa é para falar e ouvir sobre Deus... Ele não tem celular. Além que esse material não faz parte da mesma. Portanto, durante a Missa em respeito à Casa do Pai deve-se manter o celular desligado ou sem uso no silencioso.
Por fim, um resumo: é bom que se vá sempre que possível à Missa para participar. A participação deve ser silenciosa e somente falar ou cantar dentro daquilo que está na Missa, podendo rezar baixinho se desejar. A Missa começa quando se toma a decisão de dizer  "sim eu irei". A parte mais importante é quando ela termina e passamos a viver o aprendizado aqui fora. Celular deve ficar desligado ou sem uso no silencioso.