A oração, que foi elaborada pelo bispo diocesano, dom Emanuel, com a ajuda da equipe do centenário, especialmente de monsenhor Raul Motta, será rezada em todos os atos de fé ao longo do ano jubilar, como recomendou o bispo na celebração de abertura. “Cremos que em 2015, na festa dos cem anos, todos nós já saberemos essa oração de cor”, afirmou o bispo. A oração é uma ação de graças a Deus por toda a história da diocese, bendizendo por cada pessoa ou grupo que tem colaborado em sua caminhada de fé e evangelização.
Já o hino tem letra e música de autoria da escritora e compositora caratinguense Marilene
Godinho. Monsenhor Raul também colaborou na organização da letra e a música, que já está gravada, está sendo escrita por um dos alunos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário. Este hino também será cantado nas paróquias, devendo-se tornar conhecido da grande maioria dos fiéis.
O brasão da diocese foi elaborado pelo padre Fabrício de Almeida Moura e está carregado de significações. Entre elas, clara referência a São João Batista, padroeiro da diocese, representado pelo cordeiro colocado no centro.
A estas marcas, somem-se o tema “Discípulos Missionários, somos todos luz do mundo” e o lema “Luz que arde e ilumina”, que deverão orientar a preparação de todas as comunidades para a celebração dos 100 anos de missão nesta diocese.
Conheça e aprenda a oração pelo centenário:
Ó Pai Celeste, nós vos damos graças pelo Centenário da nossa Diocese, esta parcela viva da Igreja de Jesus Cristo que está em Caratinga.
Nós vos agradecemos por todos os santos e santas, Bispos e Padres, Religiosos e Religiosas, Leigos e Leigas, que, nestes cem anos, vos doaram suas vidas, nesta Igreja Particular.
Nós vos louvamos e bendizemos pelos nossos Seminários e casas de formação.
Nós vos agradecemos por todas as associações religiosas, movimentos e pastorais, grupos de reflexão e de oração, catequistas e por todos os que colaboraram e colaboram para que cada uma de nossas Paróquias se torne de fato uma Comunidade de Comunidades.
Abençoai, Senhor, todas as nossas Famílias, crianças e jovens, homens e mulheres, idosos e idosas. Abençoai nossos pobres e doentes.
Abençoai toda a nossa Diocese, para que esteja sempre construindo o vosso Reino de amor, paz e justiça. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo Diocesano