sexta-feira, 20 de abril de 2012

Passagem dos símbolos da JMJ marca diocese


O dia 23 de novembro de 2011 entra para a história da diocese de Caratinga como o dia em que a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, percorreram as suas maiores cidades.
Milhares de fiéis, principalmente jovens, acolheram os símbolos com manifestações emocionantes de fé e piedade. Foram celebradas missas em Carangola, pela manhã, Manhuaçu, à tarde, e Caratinga, presidida pelo bispo diocesano, à noite.
Em cada cidade uma festa. A música Nova Geração, gravada por padre Zezinho na década de 1970, era cantada pelos jovens com o coração, entre gritos de Rei, Rei, Rei – Jesus é nosso Rei. Nem a forte chuva que assolou a diocese durante todo o dia impediu que a passagem dos símbolos fosse uma grande marca.
Os símbolos foram buscados em Mariana, pelos padres da forania de Carangola. Ainda era madrugada quando os fiéis da cidade de Fervedouro, paróquia de São Francisco do Glória, começavam a se movimentar para acolhê-los.
De Fervedouro, os símbolos partiram às 8 horas, para Divino, onde grande concentração de jovens aguardava sua chegada, seguindo em carreata até Carangola, onde, por volta das 10 horas, com o Santuário de Santa Luzia, Igreja Matriz de Carangola, completamente lotado, celebrou-se a santa missa.
Os padres de Luiz Carlos e Evandro, Sacramentinos de Nossa Senhora, que também participaram em Carangola, conduziram os símbolos até Manhuaçu. Nesta cidade, centenas de jovens debaixo de forte chuva aguardavam com festa a chegada dos símbolos. Uma pequena caminhada foi realizada, saindo de frente a Escola Monsenhor Gonzalez e indo em direção à Igreja Matriz de São Lourenço, no centro da cidade. Também ai a Matriz estava lotada.
Acompanhados pelos padres David Gonçalves, Joaquim Calais e Adair José, os símbolos seguiram de Manhuaçu para Caratinga, onde chegaram conduzidos pelo corpo de bombeiros voluntários, que, com forte sirene, animava a festa da juventude.
No Santuário de Adoração Perpétua centenas de pessoas participaram da celebração. Após a missa, o jovem Jonas Miranda, coordenador diocesano da pastoral da juventude, partilhou da experiência da JMJ 2011 em Madrid. Na sequência grupos jovens fizeram apresentações artísticas. Também houve shows das banda Atos e  Karys, e  momentos de vigília eucarística, presidida pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias.
O bispo se mostrou eufórico com o evento. Com seu carisma, contagiou os jovens. Exortando-os, encorajou-os a anunciarem Jesus através dos meios digitais de comunicação com os quais os jovens interagem o tempo todo, como computadores, celulares, twitter, blogs, msn, facebook etc. "Vocês não poderiam neste tempo longo que ficam diante do computador dar um tempinho pra Jesus Cristo? Escreva hoje ainda para um amigo seu que você é doidinho por Jesus e que Ele é doidinho por você. Solte uma frase dessa no seu facebook, no seu twitter, você estará falando de Jesus, falando daquele que é o sentido da nossa vida. Sentado na sua casa, diante do computador, você pode anunciar estar anunciando Jesus", disse.
De Caratinga os símbolos seguiram para diocese de Governador Valadares.
Veja mais fotos, clicando aqui.